Impressão Laser ou Jato de Tinta?

10 Regras para estudantes, professores e para a vida (da arquitetura)
abril 3, 2017
banner
Os tipos de Banner
abril 17, 2017
Exibir todos
impressão laser

Existem diversos sistemas de impressão, cada um possui suas características e utilidades, o que influencia em valores, prazos e qualidade do resultado. As duas mais comum são a impressão laser e a impressão jato de tinta, dois dos mais utilizados. E agora vamos te mostrar as particularidades de cada processo.

Impressão Jato de Tinta

Você provavelmente já teve uma destas impressoras em casa ou no escritório em que trabalha. As impressoras a jato de tinta profissionais funcionam da mesma forma, mas são maiores e mais rápidas, com custo te produção mais baixo. Além disso, os equipamentos profissionais para impressão jato de tinta também possuem tratamento colorimétrico, que buscam reproduzir cores mais fiéis.

Neste sistema, a impressão é feita através de gotejamento de micro gotas de tinta sobre a mídia (papel ou outro substrato) que deve ter a propriedade de absorver o pigmento dissolvido em água ou outro solvente químico. As placas eletrônicas da impressora recebem a informação do computador que controla o equipamento de onde depositar a tinta, o posicionamento da impressão é feita através de 2 eixos (x e y), um motor traciona a mídia no eixo y (pra frente e pra trás, geralmente só pra frente) e a cabeça de impressão se move no eixo x (pra direita e esquerda) gotejando a tinta sobre a mídia.

As impressoras podem ter 1 cor, preta quase sempre, 4 cores (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto – CMYK) na forma mais usada para impressão colorida ou 6, 8 e até 12 cores, acrescentando ao conjunto CMYK cores complementares como Ciano Claro, Magenta Claro, Azul, Verde, Vermelho, Cinza, Prata, Dourado, Branco, entre outras.

Profissionalmente este tipo de impressora é utilizada em processos de plotagem, que são impressoras que imprimem grandes formatos de mídia, com larguras de boca de 60 cm a 5 metros de largura. As plotter imprimem plantas e projetos de engenharia em grandes formatos, além de materiais promocionais de grandes formatos como banners, testeiras, outdoors e outros.

Impressão Laser

Provavelmente você também já teve contato com uma impressora deste sistema de impressão, no escritório, em copiadoras e lojas. A impressão laser tem como principal diferença a velocidade de produção, o tamanho das mídias, o custo por impressão e o tratamento colorimétrico para reproduzir cores mais fiéis.

O processo de impressão laser se dá da seguinte forma: os circuitos eletrônicos da impressora a laser recebe informações de formação da imagem, e controla uma barra de laser que cria um campo em um cinto atraindo o toner (pó com pigmento) na forma da imagem desejada e então a imagem em pó é transferido a mídia (papel ou outro substrato) e a mesma é fundida ao papel através de calor.

Este sistema é o mais utilizado para impressões rápidas, devido a seu baixo custo de produção, alta qualidade de impressão, velocidade de produção e liberdade de tiragem mínima. Sendo recomendado para diversos casos como trabalhos de faculdade e impressos profissionais que não precisam de grandes formatos.

Conhecendo os processos de impressão fica mais fácil conhecer o ideal para a sua necessidade.

 

A FTG Copiadora realiza impressões a laser e jato de tinta, laminação em grandes formatos, editoração, criação de artes e diversos outros serviços gráficos no Tatuapé e em São PauloEntre em contato pelo tel (11) 2091-7788 ou utilize nosso site para solicitar seu orçamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *