Arquitetura: As 5 cidades mais bem planejadas do mundo

Entenda como funciona o corte e vinco
fevereiro 5, 2018
Das 200 melhores faculdades de arquitetura do mundo, 4 são brasileiras
março 7, 2018
Exibir todos

As cidades planejadas são um sonho para qualquer arquiteto. Confira as cidades idealizadas de um modelo estratégico que tem um funcionamento harmonioso e sustentável:

Chandigarh, Índia
Foi foi citada diversas vezes como uma das melhores cidades planejadas do mundo, foi a primeira cidade planejada do país após a sua independência e é dividida em setores que estão muito bem conectados uns aos outros. Além disso, cada setor tem um parque e uma rua comercial com plantações ao redor delas.
Dubai, Emirados Árabes Unidos

Com um relevo plano e rodeada por um deserto, a maior cidade dos Emirado Árabes investiu na grandiosidade arquitetônica. Seus arranha- céus são incomparáveis, são uma atração turística. Transformaram áreas de mar em terra, construindo extensões artificiais da linha costeira, considerada a maior operação planetária de recuperação de terra ao mar.
Zurique, Suiça
A capital suíça, além de ser um prato cheio para quem curte o estilo europeu de arquitetura, também é uma cidade muito bem planejada, seu projeto privilegiou ruas e avenidas que facilitassem o transporte público em massa, além de um organizado sistema de tratamento de resíduos. Com isso, praticamente não há atrasos para quem necessita de ônibus e a água é quase totalmente tratada e apta para consumo.

Amsterdâ, Holanda
Para quem ama a mistura entre o clássico e o moderno, Amsterdã é uma cidade incomparável!
A cidade, assim como grande parte do país, está localizada abaixo do nível do mar e, por isso, existe uma preocupação constante para evitar acidentes – como prevenção, a cidade foi construída atrás da proteção de grandes barreiras e canais. Amsterdã tem um sistema eficiente de blocos habitacionais espalhados, que dão à cidade a sensação de muito espaçosa, e seu sistema hidroviário adiciona requinte ao meticuloso planejamento da capital.

Songdo, Coreia do Sul
Essa cidade é para quem ama arquitetura sustentável, foi projetada para ser a cidade mais sustentável do mundo, capaz de emitir um terço da quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera por qualquer outra cidade do planeta. Outras curiosidades são o fato de que 40% da cidade é coberta por vegetação e que Songdo foi planejada para que nenhum habitante fosse obrigado a dirigir, com 24 km de ciclovias que se conectam a uma rodovia e sistemas de compartilhamento de veículos elétricos.

Essas cidades são incríveis, lendo sobre elas é maravilhoso ver cada estudo que foi feito, cada projetado realizado, toda a história, planejamento e a incrível mistura entre o clássico e o moderno.

 

Fonte: Blog da Arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *